Saúde da Mulher

5 sintomas de estresse que mostram que você precisa desacelerar

novembro 30, 2018
Tempo de leitura 3 min

O estresse é um sentimento que nos afeta de forma indescritível. Ele pode se caracterizar por sensações, como medo, irritação, preocupação, frustração, desconforto, dentre tantas outras maneiras. Suas causas podem ser inúmeras e ele pode se manifestar sem motivo aparente, especialmente quando há muitas coisas acumuladas.

No dia a dia, é muito comum nos estressarmos com coisas simples e logo voltarmos ao normal. Por ser ligado ao cortisol, quando o nível de estresse é muito alto, ele pode provocar doenças físicas, como dores musculares, por exemplo, e se não tratadas tendem a piorar.

Mas, ainda sim, é comum as pessoas apresentarem indícios da doença e não perceberem. Pensando nisso, criamos este post com 5 sintomas de estresse que mostram que você precisa desacelerar. Confira.

1. Falta de concentração

A falta de concentração pode atingir as pessoas por diversos motivos nos dias de hoje, como o uso excessivo da tecnologia, por exemplo. Mas, quando a desconcentração é causada pelo estresse, ela pode ser prejudicial. Como é difícil saber seu real motivo, é preciso prestar muita atenção se existem outros sintomas.

2. Insônia e cansaço constante

Quando estamos estressados, pegar no sono se torna uma tarefa difícil, o que muitas vezes pode atrapalhar nossa rotina e causar cansaço constante. O estresse deixa a pessoa em alerta 24 horas e, por isso, se desligar ou descansar fica praticamente impossível, mesmo depois de um dia tranquilo e relaxante.

3. Irritabilidade

Quem nunca descontou algo em outra pessoa sem querer ou até mesmo sem perceber? A irritabilidade é um dos sintomas mais comuns do estresse, é aquela sensação de que está irritado o tempo todo ou qualquer coisa pode causar raiva.

No dia a dia, se irritar com facilidade é comum, por isso preste atenção se essa situação vem acompanhada de algum outro sintoma ou se é só uma coisa passageira.

4. Dores musculares

A dor muscular é outro sintoma que pode surgir por conta do estresse. Isso acontece porque ele imprime tensão no organismo, o que acaba causando dores no corpo. Os principais indicativos dessa situação são os ombros, mas as dores podem surgir no pescoço, coluna e até enxaquecas.

Além disso, quando estamos estressados ficamos constantemente em alerta, o que faz com que os músculos não relaxem e, consequentemente, causem fadiga e torções.

5. Ganho de peso

É muito comum, quando estamos estressados, descontar esse sentimento nas comidas, mesmo que sem querer. A sensação de frustração proveniente do estresse faz com diminuamos a prática de exercícios físicos, aumentando, consequentemente, os níveis de cortisol.

Esse hormônio em excesso faz com que o corpo poupe energia, ou seja, o organismo converte em ganho de peso e acúmulo de gordura.

Sentimentos de abandono e solidão, baixa imunidade, problemas de pele, problemas gastrointestinais e cardíacos, cabelos quebradiços são mais alguns sintomas de estresse que podem aparecer.

Caso perceba que essa sensação perdura por muito tempo ou esteja atrapalhando sua vida, procure um especialista.

E aí, o que achou de conhecer 5 sintomas de estresse que mostram que você precisa desacelerar? Acha que estas informações podem funcionar para você? Aproveite e nos siga nas redes sociais para ter acesso a mais dicas como estas. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up