Saúde da Mulher

5 erros nos cuidados com a pele que aceleram o envelhecimento

outubro 22, 2018
Tempo de leitura 3 min

Hoje em dia, procuramos ter uma qualidade de vida melhor. No entanto, com a rotina acelerada e estressante, nem sempre conseguimos manter hábitos saudáveis. Uma das consequências disso é o envelhecimento precoce.

Envelhecer sem rugas e com o rosto bonito e saudável é o sonho de muitas mulheres, e até homens. Para isso, é necessário ter cuidados com a pele e não cometer erros comuns. Quer saber quais são eles? Continue lendo este post!

1. Não utilizar sabonetes específicos para o rosto

Limpar o rosto é a primeira etapa para deixar a pele saudável. Como ela é diferente do resto do corpo, por ser mais fina e ter mais glândulas sebáceas, é preciso ter cuidados específicos. Cada pessoa tem um tipo de pele, que varia de seca até oleosa.

Dessa forma, é preciso utilizar sabonetes que supram sua necessidade para que você possa limpá-la adequadamente. Se você não souber qual seu tipo, consulte um dermatologista.

2. Não retirar a maquiagem antes de dormir

Esse é um erro muito comum entre as mulheres e faz muito mal à pele. A maquiagem obstrui os poros e, a curto prazo, causa cravos e espinhas. A longo prazo, dificulta a renovação celular, causando envelhecimento precoce.

Além disso, ela costuma estar ligada ao aumento de sensibilidade e ao surgimento de alergias. Logo, é importante manter uma rotina de limpeza e não dormir maquiada. Atualmente, o mercado oferece soluções práticas, como os lenços demaquilantes.

3. Não usar protetor solar

Utilizar protetor solar não é só um hábito estético, mas também um grande aliado contra o câncer de pele. Por isso, a exposição ao sol deve ser feita de forma moderada e nos horários em que a radiação solar não seja intensa.

Os raios UVA são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, porque eles conseguem alcançar suas camadas mais profundas. Portanto, observe se o produto que você utiliza também protege contra eles. 

4. Não usar hidratante

Toda pele precisa de hidratação, até mesmo as oleosas. A sua falta estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que piora a situação. Isso porque prejudica a renovação celular, agrava o ressecamento e evidencia linhas de expressão existentes.

O uso contínuo de hidratante deixa a pele mais iluminada, viçosa e uniforme. Além disso, ajuda a manter a maquiagem por mais tempo. Assim, vale a pena investir em um bom produto e utilizá-lo diariamente.

5. Não dormir bem

O nosso corpo precisa descansar para se manter funcionando corretamente. Algumas pessoas têm dificuldade para dormir, o que acaba por comprometer sua qualidade de vida.

Durante o sono, nosso organismo realiza uma série de atividades que contribui para a renovação das células e a produção de colágeno e melatonina (hormônio que evita o envelhecimento precoce). E, claro, uma boa noite de sono diminui as olheiras e a aparência de cansada.

Viu como pequenos cuidados com a pele podem ajudar a mantê-la saudável e bonita? Lembre-se de consultar um dermatologista para que ele indique produtos específicos para você. Dessa forma, seu tratamento será mais eficiente.

Gostou deste post? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem bem da pele!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up