Dieta e Nutrição

5 cuidados no carnaval para curtir com saúde!

fevereiro 8, 2019
Tempo de leitura 3 min
Após as festas de fim de ano, muita gente já começa a se preparar para a folia carnavalesca. Afinal de contas, esse período é um prato cheio para se divertir. Mas alguns cuidados no Carnaval são importantes para quem deseja curtir com saúde.
 
É bom lembrar que essa também é a época do verão, e a exposição ao sol intenso e ao calor pode prejudicar o nosso bem-estar. Quem não abre mão de participar da folia que agita multidões pelas ruas de todo o país, portanto, precisa se cuidar ainda mais.
 
Confira, neste post, alguns cuidados no Carnaval que você precisa ter para aproveitar com saúde o período mais divertido do ano!

1. Hidrate-se

Para aproveitar o Carnaval sem descuidar da saúde, é preciso ingerir muita água, além de sucos de frutas naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que auxiliam na reposição de minerais.
 
O agito em épocas de folia faz com que percamos muito líquido por meio de transpiração e urina. Por isso, a hidratação adequada é a única forma de repor o que perdemos. O consumo de água também ajuda a evitar a embriaguez e a ressaca.

2. Alimente-se bem

Muita gente fica tão contagiada com a energia carnavalesca que se esquece ou deixa de se alimentar direito. Por isso, os cuidados no Carnaval também envolvem uma alimentação saudável e equilibrada.
 
A dica é optar por alimentos nutritivos e leves, que não pesam no estômago, como as barras de cereais e os sanduíches frios, com peito de peru, ricota ou queijo branco, entre outros. Frutas e verduras podem ser consumidas à vontade.

3. Proteja a pele

Como todos sabem, o Carnaval acontece no verão. Em um país tropical como o Brasil, o sol intenso pode representar um perigo a quem se descuida. Por isso, o ideal é evitar a exposição solar no intervalo entre 10h e 16h.
 
A recomendação para quem não quer deixar de aproveitar a festa nas ruas durante esse horário é procurar um local com sombra. Além disso, é fundamental proteger a pele com filtro contra os raios ultravioleta a qualquer momento. O protetor evita problemas como a insolação.

4. Use calçados confortáveis

A relação de cuidados no Carnaval também inclui o uso de calçados confortáveis. Eles precisam ser adequados para sustentar bem o seu corpo mesmo depois de muito tempo em pé ou pulando entre os foliões.
 
Uma boa dica é dar preferência aos tênis, já que muitos modelos são ideais até mesmo para proteger os nossos pés durante alguns quilômetros de corrida. A ideia é se divertir bastante sem correr o risco de se machucar.

5. Modere no álcool

Se consumidas em excesso, bebidas alcoólicas podem provocar desidratação. Isso acontece porque elas têm um alto potencial diurético, de modo que contribuem com a eliminação de líquidos do nosso corpo rapidamente e em grande quantidade.
 
Por isso, a orientação é moderar no consumo. No entanto, se você perceber que exagerou, intercale a bebida com a ingestão de água. É importante lembrar, também, que o álcool pode causar embriaguez, um perigo para quem se encontra no meio de uma multidão de foliões.
 
Agora, sim, você sabe quais cuidados no Carnaval são necessários para se divertir sem deixar a saúde de lado! Na hora da folia, não se esqueça de seguir as nossas recomendações e caprichar na fantasia, combinado?
 
Gostou do post? Então, aproveite que está por aqui e siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube para ficar por dentro de todas as novidades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up